O sucesso da amamentação varia de mulher para mulher, e é o resultado daquilo que a mulher projetou durante a gravidez. Existem mulheres que vão estar em casa com os bebes até ao 1 ano ou dois, mas a maioria começa a trabalhar aos 5/6 meses, e claro que as condições são diferentes.
Existe sucesso quando a mulher consegue cumprir o que projetou. Existe algum consenso entre os Pediatras de que a duração ideal do aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem iniciar a alimentação diversificada, é de 6 meses. Alem disto é importante que o bebe tenha um bom desenvolvimento, bom estado nutricional e aumente bem de peso.
Um ponto que considero muito importante no sucesso da amamentação, é o prazer que a mãe e o bebe sentem. Numa amamentação com sucesso verifica-se sempre uma boa transferência de leite da mama para o bebe. Para que a amamentação seja um sucesso contribui muito toda a vivência da mãe durante o trabalho de parto, e ainda a sua estadia na maternidade. É muito importante que o bebe fique em contato com a pele da mãe e vá á mama na primeira meia hora de vida, todas as mães devem exigir isto. Depois o apoio que os profissionais de saúde disponibilizam á mãe para se estabelecer a amamentação é de extrema importância.
Também é importante que não seja colocado ao bebe nenhuma chupeta ou protetor de mamilos, até que o bebe tenha sido adaptado á mama.
Se todas as futuras mães tiverem consciência que a amamentação não é fácil, nos primeiro tempos, mas que é preciso apoio, persistência e paciência, talvez não desistam tão facilmente, ás primeiras dificuldades, até porque depois vai proporcionar um prazer e uma sensação de relaxamento únicas.
*Mais uma vez eu aqui na minha campanha a favor da amamentacao exclusiva e prolongada, o assunto da semana no blog. Leiam, curtam, reflitam, aprendam, e se possivel coloquem em pratica! Seu bebe merece.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Oiii Aline...
Meu seu blog tem me ajudado pra caramba!!!
Eu adoro ficar lendo...e pego td como experiencia pra mim e minha princesinha....
Post a Comment